5 dicas para motivar seus Colaboradores

5 dicas para motivar seus Colaboradores

1. Reconheça um trabalho bem feito.

Quando se trata de motivar seus funcionários, não é preciso muito para enviar uma mensagem positiva. Um ato tão simples quanto elogiar os membros da equipe por fazer um bom trabalho pode ter um tremendo impacto no moral dos funcionários.  

A psicologia por trás disso é clara: o feedback positivo ajuda seus funcionários a se sentirem valorizados em seus papéis. Quando alguém se sente valorizado, fica mais motivado a continuar atuando nos níveis mais altos. Os dados revelam que eles também têm menos probabilidade de deixar o emprego atual no próximo ano. 

2. Permita que seus funcionários demonstrem um nível saudável de autonomia.

Pesquisas sugerem que os trabalhadores que experimentam níveis mais altos de autonomia no local de trabalho também relatam níveis mais altos de bem-estar relacionado ao trabalho. Especificamente, o aumento da flexibilidade de onde o trabalho ocorre (escritório versus ambiente doméstico), cronograma, ritmo de trabalho e a ordem em que as tarefas são concluídas contribuíram para níveis mais altos de satisfação dos funcionários.

Se você não souber como começar a incorporar autonomia nos fluxos de trabalho da sua organização, comece devagar. Você não precisa passar de um extremo (funcionários totalmente dependentes) para outro extremo (funcionários “autônomos”) da noite para o dia. Existem, no entanto, algumas estratégias fáceis de implementar que você pode usar para dar a seus funcionários mais agilidade no trabalho. 

Por exemplo, você pode dar aos funcionários mais flexibilidade em relação ao horário de trabalho e onde eles optam por trabalhar (por exemplo, trabalho remoto ou no escritório) como recompensa por atingir as metas individuais ou da empresa. Ou então, você pode ajustar seu estilo de gerenciamento para gerenciar marcos críticos, mas oferece a seus funcionários a flexibilidade que eles desejam para executar as tarefas necessárias para chegar lá. 

3. Inclua seus funcionários no estabelecimento de metas.

Na sua Atualização da pesquisa de engajamento dos funcionários, A BlessingWhite Research solicitou aos entrevistados que identificassem o item que “melhoraria mais seu desempenho”. Vinte por cento de todos os entrevistados – incluindo quase um terço dos trabalhadores desmembrados – citaram “maior clareza sobre o que a organização precisa que eu faça e por quê” como sua principal resposta. 

Esses dados ilustram por que o estabelecimento de metas é um processo crítico que deve envolver seus funcionários a cada passo do processo, e não apenas entre a gerência no vácuo. Quando os funcionários entendem os objetivos da empresa, é mais fácil reconhecer como suas ações podem impactar diretamente o progresso em direção a esses objetivos. 

Segundo o relatório, esse alinhamento pode ter resultados positivos no envolvimento e motivação dos funcionários:

“Cada vez mais, descobrimos que a chave para criar engajamento na maioria das organizações é o foco no alinhamento”, afirma. “Nunca assuma que a equipe entenda e seja capaz de se alinhar com o que a organização precisa.”

4. Facilite relacionamentos respeitosos.

O respeito é um poderoso motivador em muitos relacionamentos, incluindo aqueles entre gerentes e seus funcionários. 

De acordo com uma pesquisa com 20.000 profissionais que trabalham, os funcionários avaliaram “a capacidade de demonstrar respeito” como o comportamento de liderança mais importante, e aqueles que disseram que se sentiam respeitados pela liderança eram 55% mais engajados do que aqueles que não se sentiam respeitados. 

Infelizmente para muitas organizações, no entanto, 54% dos entrevistados disseram que não se sentem regularmente respeitados por sua liderança. É claro, então, que dar o passo relativamente pequeno de respeitar seus funcionários não é apenas boas maneiras – é um bom senso comercial. Esteja você se encontrando com seus funcionários individualmente, enviando um e-mail a eles, dando-lhes feedback ou resolvendo conflitos, faça sua parte para incentivar um intercâmbio respeitoso.

5. Repensar seu processo de análise de desempenho.

As análises de desempenho são uma das ferramentas mais comuns usadas pelas empresas e pela gerência para medir o sucesso dos funcionários, com aproximadamente 91% das organizações adotando algum processo formal de revisão. Em teoria, essas análises permitem que a gerência indique quão bem um funcionário está atendendo às expectativas, progredindo em direção a seus objetivos e contribuindo para o sucesso da empresa, tudo na tentativa de melhorar o engajamento e motivar o funcionário a ter um melhor desempenho. 

Infelizmente, a realidade geralmente não corresponde à teoria. De acordo com uma pesquisa realizada pela Gallup, apenas 14% dos funcionários “concordam fortemente que as avaliações de desempenho que recebem os inspiram a melhorar”.

Se você está preocupado com o fato de suas avaliações de desempenho não terem o impacto positivo que você deseja, existem etapas que você pode executar para melhorar o processo. Por exemplo, em vez de revisões anuais, você pode mudar para revisões semestrais ou trimestrais para tornar o feedback dos funcionários mais acionável, ou pode adotar uma pontuação mais individualizada para atender às necessidades e deveres exclusivos dos funcionários. 

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